Investir em prevenção, desde o nascimento, ajuda na identificação e tratamento de doenças oculares, evitando a ocorrência de perda visual
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 30 mil crianças perdem a visão, todos os anos, devido a doenças que
poderiam ser evitadas através de métodos preventivos. Um deles, é o conhecido “teste do olhinho” ou reflexo vermelho, feito nos recém-nascidos pelo pediatra, identificando precocemente problemas oculares.
Na medida em que ocorre o desenvolvimento da criança, ela irá aprender a se alimentar, a identificar cheiros, vozes e sons, irá também aprender a enxergar.
Por isso, muitas vezes é difícil que a própria criança saiba dizer que está com dificuldades visuais. Cabe aos pais, cuidadores e professores identificarem alguns sintomas.
Consultas regulares ao oftalmologista, desde o nascimento até a primeira infância são úteis para a prevenção. Separamos algumas dicas sobre como tratar a saúde ocular em cada idade:
Recém-nascidos: o pediatra faz o conhecido “teste do olhinho” logo que a criança nasce.
Serve para avaliar se todas as estruturas anatômicas do olho estão transparentes e íntegras. Deve ser repetido ao longo dos dois primeiros anos de vida.
Em caso de problemas, o bebê deve ser encaminhado de imediato para um oftalmologista
A partir dos 2 anos e meio: recomenda-se que a criança faça uma avaliação completa, com a
realização do exame de refração, que indicará a normalidade ou a necessidade de óculos.
São avaliadas também outras possibilidades de doenças oculares, como o estrabismo.
A partir dos 5 anos: a criança entra em idade escolar e aqui o trabalho de pais e professores
deve ser conjunto. É preciso ficar atento a qualquer tipo de sinal, como coceira, apertar os
olhos para enxergar, chegar mais perto da televisão ou do quadro na sala de aula. A
presença desses sintomas é indício de que está na hora de procurar um oftalmologista.
No ISO Olhos, hospital especializado em oftalmologia, você encontra profissionais que vão te ajudar a diagnosticar se seu filho apresenta dificuldades visuais e qual o melhor tratamento para cada caso.
A Pirâmide está crescendo, e a nossa família agora é Digital! Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das novidades.
Redes Sociais
Matriz
0800 340 2315
Av. Afonso Pena, 2223
Bairro: Brasil – Uberlândia